sexta-feira, 28 de agosto de 2009

As contribuições dos blogs e mapas conceituais

Uma sociedade tecnológica requer uma educação também tecnológica, principalmente quando se trata de educação escolar, pois quando a escola se encontra descontextualizada, ela perde sua função, seja de adaptação ou transformação social. Porém não basta somente introduzir tecnologias na escola, é necessária uma compreensão da dimensão desses elementos como mediadores do processo ensino-aprendizagem. Sendo neste texto proposto as contribuições dos mapas conceituais e dos blogs no processo de construção do conhecimento.

Quando no processo ensino-aprendizagem, fazemos uso de elementos tecnológicos como blogs e a construção de mapas conceituais, este se torna mais atraente, não se dissociando do contexto em que esta inserido. O que exige do educando habilidades e técnicas que o caracteriza. Assumindo, assim, características comuns e ás vezes necessárias ao convívio social.

A elaboração de mapas conceituais exige uma compreensão ampla do tema em construção. Uma visão, em linha geral, daquilo que estamos estudando, permitindo um conhecimento não fragmentado, ou seja, uma construção do todo num processo de associação entre as partes. Exigindo do indivíduo habilidades indispensáveis na construção do conhecimento nesta sociedade pós-moderna. Afinal, o conhecer do todo permite a desconstrução de equívocos gerados pela generalização das partes. A utilização dos blogs em sala de aula permite tornar o conhecimento construído num espaço restrito, num conhecimento de acesso a todos. Intercomunicação de idéias.

Desta forma compreende-se a importância de tais elementos como mediadores no processo de ensino-apredizagem.