As tecnologias sempre fizeram parte de nosso cotidiano, seja como meio de sobrevivência ou qualidade de vida. Não se podem negar seus efeitos sobre o homem, pois são capazes de mudar comportamentos e hábitos. Podemos observar os períodos que caracterizam a história da humanidade, cada um condicionado por um meio de produção com suas respectivas tecnologias capazes de modificar culturas, encurtar distancias e distanciar pessoas. E o homem agindo sobre o meio para sua melhor vivência e o meio agindo sobre o homem modificando sua forma de agir e pensar.
Desta forma por estarem tão presentes em nossa vida, sempre estiveram atreladas ao ato educativo. No entanto durante muito tempo a escola esteve ou ainda têm estado alheias às novas tecnologias. Mesmo quando introduzidas nas salas de aula, denominando educação tecnológica, a mesma ocorre de forma mecanizada, servindo apenas para a formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho.
Assim ao falar em educação e tecnologia primeiramente é necessário à compreensão do que venha a ser educação, aqui interpretada como forma de emancipação humana. A qual ocorrera apartir da compreensão feita pelo sujeito do mundo que o cerca e o seu papel nele.
Desta forma ao se introduzir tecnologias nas salas de aula como objeto de estudo, deve-se permitir ao educando interpretar o seu papel social, os seus benefícios e malefícios, possibilitando ao individuo domina-la criticamente e não por ela ser dominado. Nesse sentido cabe perguntarmos, que formação a escola tem oferecido aos que por ela passam?
Desta forma por estarem tão presentes em nossa vida, sempre estiveram atreladas ao ato educativo. No entanto durante muito tempo a escola esteve ou ainda têm estado alheias às novas tecnologias. Mesmo quando introduzidas nas salas de aula, denominando educação tecnológica, a mesma ocorre de forma mecanizada, servindo apenas para a formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho.
Assim ao falar em educação e tecnologia primeiramente é necessário à compreensão do que venha a ser educação, aqui interpretada como forma de emancipação humana. A qual ocorrera apartir da compreensão feita pelo sujeito do mundo que o cerca e o seu papel nele.
Desta forma ao se introduzir tecnologias nas salas de aula como objeto de estudo, deve-se permitir ao educando interpretar o seu papel social, os seus benefícios e malefícios, possibilitando ao individuo domina-la criticamente e não por ela ser dominado. Nesse sentido cabe perguntarmos, que formação a escola tem oferecido aos que por ela passam?
Concordo com vç, xará!!! Espero que sua pergunta permeie pelas cabeças de todos que lerem seu texto. Show de bola!!!
ResponderExcluirInteressante neste texto e que chama a atenção, é que algo que foi inventado justamente para encurtar distancia, tem servido justamente para distanciar os homens.Aí eu pergunto, será que tal invento está cumprindo verdadeiramente o seu papel? ou será que o encurtamento de distancia a que se propunha não era entre os humanos?
ResponderExcluirLembrando q a educação é um processo de formação q se desenvolve primeiro na família, segue na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, nas instituições de pesquisas, e ñ só na escola. Penso q a escola deve ser o ambiente em q se promova o processamento e o aperfeiçoamento da "educação", por causa do acesso a parte do conteúdo histórico.
ResponderExcluirEntão, deixemos de ver a escola como um fim, e passemos a observá-la como um meio. Pensemos nisso.
Bjos,
Jane.(Saudades)