sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologia e educação

As tecnologias sempre fizeram parte de nosso cotidiano, seja como meio de sobrevivência ou qualidade de vida. Não se podem negar seus efeitos sobre o homem, pois são capazes de mudar comportamentos e hábitos. Podemos observar os períodos que caracterizam a história da humanidade, cada um condicionado por um meio de produção com suas respectivas tecnologias capazes de modificar culturas, encurtar distancias e distanciar pessoas. E o homem agindo sobre o meio para sua melhor vivência e o meio agindo sobre o homem modificando sua forma de agir e pensar.
Desta forma por estarem tão presentes em nossa vida, sempre estiveram atreladas ao ato educativo. No entanto durante muito tempo a escola esteve ou ainda têm estado alheias às novas tecnologias. Mesmo quando introduzidas nas salas de aula, denominando educação tecnológica, a mesma ocorre de forma mecanizada, servindo apenas para a formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho.
Assim ao falar em educação e tecnologia primeiramente é necessário à compreensão do que venha a ser educação, aqui interpretada como forma de emancipação humana. A qual ocorrera apartir da compreensão feita pelo sujeito do mundo que o cerca e o seu papel nele.
Desta forma ao se introduzir tecnologias nas salas de aula como objeto de estudo, deve-se permitir ao educando interpretar o seu papel social, os seus benefícios e malefícios, possibilitando ao individuo domina-la criticamente e não por ela ser dominado. Nesse sentido cabe perguntarmos, que formação a escola tem oferecido aos que por ela passam?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

sejam bem vindos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore ,com mais razão não morre aquele educador que semeia a vida e escreve na alma "(bertolt brecht)